terça-feira, 16 de maio de 2017

Projeto Leitura Divertida

Prezados (as),

Sejam bem-vindos (as)!
Estamos inciando nosso Projeto Leitura Divertida no qual serão realizadas diversas atividades por meio de variados tipos de gêneros textuais para o pleno desenvolvimento da leitura de nossos estudantes em todas as etapas do ensino básico.

Aqui está a versão na íntegra do mesmo: (qualquer dúvida, escreva-nos: rosesalgueirocursos@gmail.com)

PROJETO: LEITURA DIVERTIDA

Escola:______________________________

Docente: ____________________________

Consultoria: Rose Salgueiro
Ciências Sociais/ UFMG. Consultora em Gestão Educacional, Formação de Professores e Autora de Livros Didáticos aprovados pelo MEC. "Formación en Psicopedagogía Clínica para Graduados" / E.Psi.B.A - Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires/ Argentina (Módulos I e II). 18 anos de aprovações em concursos.

JUSTIFICATIVA

Muitos são os motivos que podem interferir ou impedir que os alunos das escolas na atualidade se distanciem do ato de ler livros impressos tais como o uso intensivo do computador e similares bem como o acesso à TV, videogames dentre outros associado a um baixo número de ações nesse sentido no meio escolar e no interior de muitos núcleos famílires.
Desse modo, faz-se necessária a busca e implementação de projetos pedagógicos que visem a ampliação do vocabulário, ampliação das habilidades de compreensão textual por meio de diversos gêneros com atividades significativas, divertidas e conectadas com as demandas de cada faixa etária.
O prazer de ler, portanto, para além de curtas codificadas mensagens via SMS ou sistemas específicos para tal nas redes sociais precisa ser desenvolvido desde a educação infantil com pleno desenvolvimento ao final da educação básica promovendo a formação de cidadãos a partir da instituiçao escolar com pleno acesso ao mundo do trabalho ou continuidade e ampliação de estudos posteriores.
Para tanto, propomos esse Projeto cujas ações serão realizadas de modo articulado à proposta curricular da escola como um todo, envolvendo diversas áreas do conhecimento e com início na educação infantil culminando no último ano do ensino médio do estudante.

2. OBJETIVOS CENTRAIS

- Potencializar o gosto e prazer pela leitura de livros impressos e digitais
- Produzir materiais a partir das leituras realizadas
- Ampliar o vocabulário dos envolvidos

- Propiciar a socialização das novas gerações por meio de relações dialógicas, respeito mútuo e realização de ações sociais comunitárias.
- Aumentar, até o final do nono ano escolar, o grau de letramento dos estudantes, suas habilidades para leitura e interpretação de textos de diversos gêneros textuais apropriados à idade dos mesmos.

3. METODOLOGIA:

- realização de atividades diversas (detalhadas a seguir nos anexos que serão enviados aos particiantes do mesmo) dentro e fora do ambiente escolar com o intuito de propiciar situações reais e com sentido para o ato de ler e produzir textos.
- pleno aprendizado e uso do espaço Biblioteca com autonomia pelos alunos.

4. AÇÕES:

- Apresentação do referido Projeto à Direção, coordenação, demais professores e pais dos alunos de unidades escolares para escuta de sugestões e acolhimento das mesmas se aprovadas pela Comunidade Escolar.
- Organização dos tempos e espaços escolares para realização das atividades propostas.
- Consulta à Comunidade sobre as obras que serão utilizadas durante o Projeto mediante sua cultura, religiosidades dentre outros (recolhimento das autorizações expressas por escrito dos pais dos estudantes menores de 18 anos).

RECURSOS:

Humanos:
Professor empregado: Coordenador do Projeto na unidade (que receberá a formação virtual para o desenvolvimento do mesmo na escola
Professor desempregado/ Oficineiro: formar grupos fora da escola em locais cedidos: praças, igrejas, clubes, na praia... (neste caso a contribuição de cada família poderá ser a partir de R$5,00).

Materiais: diversos textos, livros, jornais e revistas, periódicos bem como demais para a confecção das atividades nos momentos de jogos de leituras tais como cartolina, folhas de papel, lápis de cor, cola, tesoura, borracha, lápis, revistas velhas etc que poderão ser trazidos de casa.

CRONOGRAMA:

PRIMEIRO MÊS:

- Apresentação do Projeto (Escola/ Famílias)
- Organização da Escola para realização do mesmo
- Realização de atividade de sondagem com registro para diagnóstico inicial dos alunos quanto ao grau atual de letramento dos mesmos (caso sejam detectadas demandas de formação correspondentes a anos anteriores ao que se encontram, será necessária a elaboração de projetos de intervenção pedagógica para sanar as dificuldades dos estudantes fazendo-os construir o conhecimento formal em tempos extras (além das 4 horas diárias) que lhes falta diante do momento escolar em que se encontram matriculados.
- Início do desenvolvimento das atividades conforme cada ano escolar nos anos de 2017 A 2020 (ANEXO I)

ATÉ DEZEMBRO/ 17

- Realização das atividades com momentos de avaliação das mesmas ao final de cada uma e nas sextas-feiras pelo Professor-Regente da última aula nas tumas.
- Avaliação anual do Projeto envolvendo toda a comunidade escolar para delineamento das atividades do ano seguinte.

FEVEREIRO A DEZEMBRO/18 (ANEXO II)

- Realização das atividades com momentos de avaliação das mesmas ao final de cada uma e nas sextas-feiras pelo Professor-Regente da última aula nas turrmas.
- Avaliação anual do Projeto envolvendo toda a comunidade escolar para delineamento das atividades do ano seguinte.

FEVEREIRO A DEZEMBRO/19 (ANEXO III)

- Realização das atividades com momentos de avaliação das mesmas ao final de cada uma e nas sextas-feiras pelo Professor-Regente da última aula nas turmas.
- Avaliação anual do Projeto envolvendo toda a comunidade escolar para delineamento das atividades do ano seguinte.

FEVEREIRO A DEZEMBRO/20 (ANEXO IV)

- Realização das atividades com momentos de avaliação das mesmas ao final de cada uma e nas sextas-feiras pelo Professor-Regente da última aula nas turmas.
- Avaliação FINAL do Projeto envolvendo toda a comunidade escolar a partir de produções escritas e orais dos alunos envolvidos para mapeamento dos seus avanços no âmbito dos objetivos traçados nesse.

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para o Ensino Fundamental. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SE, 1998.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.

KLEIMAN, C. Oficina de Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1994. LÜCK, G. Página à página: faça seus alunos se interessarem pela leitura. Curitiba: Profissão Mestre, set.200, p.10-13.

*Está PROIBIDA a socialização e aplicação deste Projeto sem a devida e expressa autorização de Rose Salgueiro (Lei 9610/98 - Direitos autorais - disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm
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Para participar, gentileza solicitar a a ficha de cadastro via email: rosesalgueirocursos@gmail.com para encaminharmos as atividades iniciais (ANEXOS de I a IV).

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